Pense-se em algumas formas de
tratamento. "Tio" é empregado pelo menino que limpa o pára-brisa e
pede um trocado ao dono do carro, que vira "Doutor" se quem lhe
oferece o mesmo serviço é outro adulto. Já há algum tempo professores e
professoras tornaram-se "tios" e "tias" nas salas de aula.
Não há jogador de futebol que em público não se refira ao técnico de seu time
como "professor". E o que dizem exatamente "meu irmão",
"amizade", "ô meu", "cara" nas situações de uso?
Valeria a pena indagar sobre os complexos sentimentos e valores implicados nessas
utilizações – provavelmente mais reveladoras do nosso sistema de relações
sociais do que pode avaliar aquele estudioso da linguagem que só as considera
no âmbito dos "fenômenos", no plano mecânico das
"variantes" justapostas.(CASTRO, Alencar de. Inédito)No texto de Castro, o autor sugere que um estudo das línguas
Escolha uma:a. dê prioridade ao exame das características inatas e universais das línguas naturais.
b. tenha como foco o seu funcionamento enquanto sistemas simbólicos.
c. tenha como foco principal as características individuais dos falantes.
d. busque entender os usos da linguagem a partir dos lugares sociais dos interlocutores.

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Respostas

2014-04-12T18:21:11-03:00
C) tenha como foco principal as caracteristicas individuais dos falantes.
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