Marcadores moleculares são amplamente utilizados para estudos de genética populacional, mapeamento e análises de similaridade e ainda, distância genética. Além disso, com estes marcadores é possível identificar acessos de plantas, isolados de um microrganismo, testes de paternidade ou até completar estudos de sistemática. Há muitas variações da técnica de análise de polimorfismos no DNA. Uma dessas variações trabalha com pequenos fragmentos de DNA que são muito comuns dentro do genoma de vários organismos e possuem como característica de 1 a 6 nucleotídeos repetidos em sequência. Com base no texto acima, responda qual é o nome do fragmento mencionado.

1

Respostas

2014-04-12T21:28:46-03:00
Existem diferentes marcadores tanto morfológicos que incluem aqueles que dão origem a uma enzima, mas atualmente tem se usado marcadores moleculares menores, em pequena sequência conforme você citou, e estes são chamados de mini marcadores, ou micro satélites, e estes são importantes por vários motivos, principalmente, porque podem ser encontrados no DNA do indivíduo adulto e também no indivíduo em desenvolvimento, em estágios iniciais de sua vida. 
Estes marcadores, são clivados por enzimas (endonucleases de restrição obtidas de diferentes grupos de bactérias, que apresentam material genético metilado), o material clivado é submetido a eletroforese posteriormente, onde é analisado de acordo com o seu padrão de bandeamento.