Respostas

A melhor resposta!
2014-04-12T21:38:03-03:00
Ha dois tipos de encontro consonantais: 
-> consoante que são encontros que pertencem a uma mesma silaba, chamados de perfeitos:
ex: blu-sa, bro-xe, pra-to
->duas consoantes pertencentes a silabas diferentes, chamado de imperfeito, é o que ocorre em:
ex:sub-so-lo, al-ge-ma,cor-te

---> Há grupos consonantais que surgem no início dos vocábulos ; são, por isso, inseparáveis: pneu-mo-ni-a, psi-co-se, gno-mo.

->Sequência de duas ou mais consoantes, sem vogal intermediária, desde que não constituam dígrafo. Podem ocorrer na mesma sílaba ou não (perfeitos/próprios ou imperfeitos/impróprios) - pe-dra, cla-ro, por-ta, lis-ta.
1 5 1
2014-04-12T21:47:54-03:00
Lh, nh, ch, rr, ss, sc, sç, xc eu conheço essas espero ter ajudado bjss