Vcs podem me ajudar com essa questão, por favor ?
Um pai pretendia dividir uma pizza em 4 pedaços iguais, um para cada pessoa da família. Porém, a sua filha pediu-lhe o pedaço correspondente ao quadrado da fração que lhe caberia, e o filho, a raiz quadrada da fração que lhe caberia. A sua esposa ficou com a quarta parte e ele com o restante. Que fração correspondeu ao pedaço do pai ?

2

Respostas

2014-04-13T12:52:24-03:00
Eu acho que é a raiz quadrada de um quarto (1:4): 2    ... porque a filha ficou com dois pedaços, o filho com metade do pedaço que era pra ser seu, a esposa com um pedaço , então só sobrou 0,5 para ele... o mesmo que o filho... o pai ficou com a metade do pedaço de seu filho...
2 5 2
isso ... e o pai tambem ficou com a raiz quadrada do que lhe caberia... no caso a pizza foi dividida em quatro partes, então cada um ficaria com um quarto, esse era pra ser o pedaço de cada um ... isso que eu estava tentando explicar...
Muito Obrigada
d nada ;)
Estou a resolver o problema, mas não concluí de forma análoga a tua.
pq?
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-04-13T13:05:53-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
 Segundo o enunciado, caberia a cada integrante da família \frac{1}{4} da pizza, portanto,

Filha:

(\frac{1}{4})^2=\frac{1}{16}

Filho:

\sqrt{\frac{1}{4}}=\frac{1}{2}

Esposa:

\frac{1}{4}\cdot\frac{1}{4}=\frac{1}{16}

Pai: x

 Daí,

\frac{1}{16}+\frac{1}{2}+\frac{1}{16}+x=1\\\\\frac{1}{16/1}+\frac{1}{2/8}+\frac{1}{16/1}+\frac{x}{1/16}=\frac{1}{1/16}\\\\1+8+1+16x=16\\\\16x=6\;\;\div(2\\\\\boxed{x=\frac{3}{8}}
2 5 2