Respostas

2014-04-13T16:18:21-03:00
NEP é a sigla para Nova Política Econômica e foi a política econômica seguida na União Soviética após o fim do comunismo na guerra de 1921 e com a ascensão ao poder de Stalin, em 1928. A NEP era baseada nas pequenas explorações agrícolas, industriais e comerciais à iniciativa privada, para fazer com que União Soviética saísse da crise em que se encontrava.A Nova Política Econômica recuperou alguns traços de capitalismo para incentivar a nascente economia soviética. A NEP, segundo Lenin, consistia num recuo tático, caracterizado pelo restabelecimento da livre iniciativa e da pequena propriedade privada, admitindo o apoio de financiamentos estrangeiros. Lenin disse "Um passo atrás para dar dois à frente".A NEP tinha alguns princípios: liberdade de comércio interno, liberdade de salário aos trabalhadores, autorização para o funcionamento de empresas particulares e permissão de entrada de capitais estrangeiros para a reconstrução do país.A NEP entrou em vigor em 1921, foi idealizada e construída por Lenin, e ela restabeleceu as antigas práticas capitalistas. Essa política econômica, reverteu as políticas econômicas anteriores, como a suspensão da estatização de fábricas, o abandono da requisição forçadas de víveres agrícolas e matérias primas, a interrupção do racionamento de alimentos e produtos industrializados, o fim da distribuição de tíquetes e talões de racionamento no lugar de pagamentos em moeda e trocas diretas de produtos.

Espero que tenha ajudado

2014-04-13T16:25:38-03:00
Foi uma política defendida por Lênin como um estratégico recuo de volta ao Capitalismo, para, em seguida,avançar ainda mais no Socialismo.
Entre as mudanças dessa "nova" política, foi a substituição do confisco de grãos por um imposto a ser cobrado em produtos, permitindo assim, que os camponeses, vendessem o excedente de seus grãos, obtendo lucro.
O Estado também devolveu à iniciativa privada ao controle do pequeno comércio e indústria, mantendo sob controle estatal apenas as grandes indústrias pesadas, como as de aço, extração mineral...bancária entre outras.
A Nep, foi de 1921 à 1928.

Enfim, tentei resumir o máximo...mas há bastante informações, se queres, procures um texto mais específico.