Respostas

2014-04-13T20:30:52-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
\frac{k-1}{6} \leq \frac{3}{5}\\
\\
k-1 \leq \frac{18}{5}\\
\\
k \leq \frac{18}{5}+1\\
\\
\boxed{k \leq \frac{23}{5}}
obrigado, mas nao tem que fazer o mmc de 6 e 5?
Não, apenas passe o 6 multiplicando
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-04-13T20:56:40-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
 Olá Lisandra,
sempre que estiver diante de uma inequação, passe todos os termos para o lado esquerdo da desigualdade. Desta forma, evitará diversos equívocos.

\frac{k-1}{6}\leq\frac{3}{5}\\\\\frac{k-1}{6/5}-\frac{3}{5/6}\leq0\\\\\frac{5(k-1)-3\cdot6}{30}\leq0\\\\\frac{5k-5-18}{30}\leq0\\\\\frac{5k-23}{30}\leq0

 Analisemos o denominador: será sempre positivo, portanto, nada mudará!

 Já o numerador,

5k-23\leq0\\\boxed{k\leq\frac{23}{5}}

 Portanto, S=\left\{k\in\mathbb{R}|k\leq\frac{23}{5}\right \}.

 Lembre-se, em se tratando de inequações não multiplique cruzado!
1 5 1