Numa escola de 630 alunos, 350 deles estudam português, 210 estudam espanhol e 90 estudam as duas matérias ( português e espanhol ). Pergunta-se;
Quantos alunos estudam apenas português ?
Quantos alunos estudam apenas espanhol?
quantos alunos estudam português ou espanhol?
Quantos alunos estudam nenhuma das duas matérias ?

2
Gente ajuda ai ;-)

Respostas

2014-04-14T11:50:35-03:00
A) 260
b) 120
c) 380
d) 250

acho que é isso
5 3 5
vc fez muitos calculos
não fiz não.. ma a) peguei 350 e diminuir por 90. na b) peguei 210 e diminuir por 90. na c) somei o reultado da e da b. e na d) peguei 630 e diminuir com o resultado da ''c''. SIMPLES
ok
A melhor resposta!
2014-04-14T12:48:44-03:00
Numa escola de 630 alunos, 350 deles estudam português, 210 estudam espanhol e 90 estudam as duas matérias ( português e espanhol ).

CONJUNTO
n(PUE) = 630 alunos
n(P) = 350  estudam  português
n(E) = 210 estudam espanhol
n(P∩E) = 90

trabalhar com a FÓRMULA
Quantos alunos estudam apenas português ?
n(P) = n(P) - n(P∩E)
n(P) = 350 -    90
n((P) =  260 só estudam portugues

Quantos alunos estudam apenas espanhol?
n(E) = n(E) - n(P ∩ E)
n(E) = 210 -     90   =  
n(E) =  120 estudam só espanhol

quantos alunos estudam português ou espanhol?
630 -120 -260= 630 -380 = 210
210 alunos estudam ou portugues OU  ESPANHOL


Quantos alunos estudam nenhuma das duas matérias ?
n(P U E) = n(P) + n(E) - n(P∩ E) + nem( P e E)
  630       = 350 + 210  - 90 + nem(PeE)
  630       = 560 - 90 + nem(PeE)
  630       = 470 + nem(PeE)
nem(PeE) + 470 = 630
nem(PeE) = 630 - 470
nem(PeE) = 160 não estudam nem portugues e nem espanhol








 



 
2 5 2