Respostas

2014-04-14T14:20:20-03:00
Quando começou a revolução industrial, os donos de terras ingleses viram que era mais lucrativo criar ovelhas e vender sua lã para as fabricas do que arrendar terras para camponeses. Com isso os latifundiários cercaram suas terras para criar ovelhas e expulsaram os camponeses da sua propriedade.

12 4 12
2014-04-14T14:59:02-03:00
A política dos cercamentos de terras foi fruto do contexto comercial do século XVIII, na Inglaterra. Consistia na transformação das terras comuns aos senhores e servos, provenientes da antiga relação feudo-vassálica, em pastos para as ovelhas. A lã era, junto com o carvão e o ferro, um dos pilares da expansão comercial inglesa. 

Os servos, sem possuirem terras para conseguirem seu sustento, foram forçados a migrar para as zonas urbanas em busca de trabalho, tornando-se mão-de-obra barata e constituindo uma nova classe, o proletariado. É porém importante ressaltar, que os servos não apenas migraram para as zonas urbanas, frente a lei dos cercamentes mas também para as colônias inglesas na América. 

Conclusão:Os cercamentos (em língua inglesa "enclosures") foram um fenômeno ocorrido na Inglaterra desde o século XVII, considerado como uma das causas da Revolução Industrial. 


4 3 4