ENADE 2011 (adaptado)
A
produção do conhecimento escolar crítico requer que a teoria anunciada
na forma conceitual se transforme em ações no contexto de vida do aluno
para alcançar uma visão crítica que move o seu agir no mundo para
superar a visão fragmentada da realidade.
FAVERI, J. E. Filosofia da educação: o ensino da filosofia na perspectiva freireana. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 44.

Na perspectiva das ideias do fragmento de texto acima, analise as seguintes asserções.
A concepção crítica de conteúdo fundamenta-se na relação entre o
saber cotidiano do estudante, suas condições existenciais e o saber
metódico já produzido. O produto dessa relação constitui sínteses
qualitativamente melhoradas.
PORQUE
Pela reflexão crítica da realidade presente, o estudante busca
organizar um novo saber na forma de teorias explicativas que identificam
contradições e buscam sua superação com posturas concretas renovadas
diante do seu contexto de vida.
Escolha uma:a. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
b. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

1

Respostas

  • Ety
  • Ambicioso
2014-04-15T15:06:58-03:00