Respostas

A melhor resposta!
2014-04-14T15:24:49-03:00
Vamos lá:
Vamos dizer que estamos tratando de substantivos, ok?
A professora pede: Diferencie os substantivos próprios dos comuns, vc parte da definição:
Substantivo próprio: é aquele que particulariza um ser de determinada espécie, por exemplo:
Maria,Joaquim, Brasil, São Paulo etc.
Substantivo simples: é aquele formado de uma só palavra, por exemplo: guarda,roupa,pé,couve.
Substantivos comuns: é aquele que indica um nome comum a todos os seres da mesma espécie, por exemplo: estrela,boca, criança, rio etc.
Veja o composto: é aquele formado de duas ou mais palavras, por exemplo: guarda-roupa,pé-de-moleque,couve-flor etc.
Uma coisa é simples quando não composta ou complexa, é bem por aí.
Valeu!
É isso!
2 5 2
2014-04-14T15:26:27-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Ainda o substantivo, certo?

Existem vários parâmetros para classificar o substantivo. Em cada um deles, há uma alternativa que exclui a outra. Ou é primitivo ou é derivado. Ou é concreto, ou abstrato. As duas opções que você deu não pertencem ao mesmo parâmetro, então elas não se excluem: um substantivo pode ser simples e comum.

Parâmetros de classificação:
1 - Comum x Próprio
2 - Concreto x Abstrato
3 - Coletivo x não coletivo
4 - Simples x Composto
5 - Primitivo x Derivado

O substantivo vai ter as 5 classificações. Dentro de cada uma, você vai fazer uma opção. Como você pode ver, comum e simples não pertencem ao mesmo parâmetro de escolha.

Sabendo que o substantivo vai se encaixar nos 5 casos, você tem que saber o que são cada um deles e como se faz a opção.

1 - comum x próprio.
comum: denomina um ser genérico: ex: estudante.
próprio: determina um ser único e específico. Ex.: Demi.

4 - simples x composto
sobre a forma da palavra. O substantivo simples tem apenas um radical e o composto tem mais de um.
exemplo: flor (simples), couve-flor (composto)


1 3 1