Referindo-se ______ questões controversas, o chefe manifestou _____ pessoas presentes seu desejo de que o roubo fosse tratado ____ claras. Assinale a alternativa que completa as lacunas:

à – as – as.

a – às – as.

a – às – às.

à - as – às.

a – as – às

Qual alternativa correta?.

2

Respostas

2013-02-19T22:31:16-03:00

letra "a"   no primeiro espaço faz-se referencia " a+a=à questoes controversas"; assim sobram as alternativas A e D , assim o ultimo espaço fica craseado logo que ele faz referencia .

2 1 2
2013-02-19T23:57:06-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

(1) a questões controversas. Aqui o "a" funciona apenas como preposição, a qual faz referência a um assunto em geral, de forma indeterminada. Repare que o "a" está no singular e "questões" no plural. Não concordam em número. Se as "questões" fossem determinadas, conhecidas pelo chefe e pelas pressoas presentes, então seria "a" (preposição) + "as" (artigo definido) = "às".

 

(2) às pessoas presentes. Aqui basta usar uma regrinha fácil: substitua a palavra "pessoas" por outra masculina. Por exemplo, "homens". Veja como fica: "... manifestou aos homens presentes...". Quando a substituição da palavra após o "a"/"as" por outra masculina resultar em "ao"/"aos", então o "a"/"as" é craseado. Torna-se então "à"/"às".

 

(3) às claras. toda locução adverbial cujo núcleo é uma palavra feminina recebe a crase. Exemplo: às três horas, à noite, à espera, às terças-feiras, etc. Aliás, vale aqui também a regrinha  citada acima. Se você substituir "claras" por, por exemplo, "trancos e barrancos", teremos "aos trancos e barrancos".

 

 

Resposta: a - às - às (3.ª opção)

12 4 12