Todas as coisas da Terra – inclusive tudo o que você vê neste momento e o ar que a envolve – são formadas por elementos químicos em variadas combinações. As propriedades especiais de formar ligações permite ao carbono a formação de uma grande variedade de moléculas orgânicas (RAVEN, 2001, pg. 18). Sobre os compostos orgânicos, assinale a alternativa CORRETA. Os lipídeos são gorduras de substância semelhantes. Geralmente eles são hidrofílicos e assim são insolúveis em água.Os níveis de organização proteica são primários ou secundários, somente.Os carboidratos são as moléculas orgânicas mais abundantes na natureza com funções variadas, entre elas a de defesa, com a produção de anticorpos.As enzimas são proteínas grandes e complexas que agem como catalisadoras, acelerando a velocidade de uma reação.Dois tipos de ácidos nucleicos são encontrados nos organismos vivos, o RNA e o DNA, que desempenham papeis biológicos semelhantes.

2

Respostas

2014-04-14T21:31:54-03:00
Vou enumerar as alternativas para ficar mais claro:
1-  FALSO - Os lipídios não são compostos hidrofílicos e sim hidrofóbicos.
2-  FALSO - A proteína tem conformação primária, secundária, terciária e quaternária.
3- CORRETA - 
Os carboidratos são as moléculas orgânicas mais abundantes na natureza com funções variadas, entre elas a de defesa, com a produção de anticorpos.As enzimas são proteínas grandes e complexas que agem como catalisadoras, acelerando a velocidade de uma reação.
4- FALSO - apesar da semelhança estrutural DNA e RNA apresentam funções bem específicas,simplificando de uma maneira bem grosseira: 
DNA guarda o seu código genético , suas características e genes... o RNA, produz proteína... tipo, tem o mensageiro, ribossômico e transportador. 

- Espero ter ajudado, confesso que fiquei muito em dúvida da alternativa 3 e 4 ... mais em uma prova marcaria como correta a 3, até mais, bons estudos. 
2014-04-14T21:38:00-03:00
F--OS LIPÍDEOS SÃO HIDROFÓBICOS;
F--AS PROTEÍNAS PODEM SER TERCIÁRIAS OU QUATERNÁRIAS;
F--OS ANTICORPOS SÃO CONSTITUIDOS POR AMINOÁCIDOS E NÃO POR GLICÍDIOS;
V--
V--