A eletronegatividade dos elementos químicos é uma das forças responsáveis pelo aparecimento de "polos" nas ligações químicas. Porém a geometria da molécula é que determina se haverá ou não "polos" na molécula. Tendo isso em mente, observe os compostos colocados abaixo:

I - CH4

II - H2O

III - CO2

IV - NH3

Qual(is) dessas moléculas é(são) apolar(es), apesar de ser(em) formadas por ligações polares

1

Respostas

2014-04-15T09:17:22-03:00
De uma maneira mais simples, eletronegatividade pode ser entendida como a força de atração que determinado elemento exerce sobre o elétron. A eletronegatividade, na tabela periódica, cresce de baixo para cima e da direita para esquerda e o elemento mais eletronegativo é o Flúor. Uma ligação é considerada polar quando é realizada entre elementos diferentes(há diferença de eletronegatividade, há polos negativos e positivos- um elemento atrai o elétron com mais força e o outro com menos força) Ex: HCl; e apolar  quando é realizada entre elementos iguais(não há diferença de eletronegatividade, portanto não há polos negativos e positivos - ambos atraem o elétron com a mesma força) F2. 

O CH4 e o CO2 são moléculas apolares apesar de suas ligações serem polares.
No CH4, a ligação é considerada polar pois é realizada entre elementos diferentes, Carbono e Hidrogênio que possuem eletronegatividades diferentes, entretanto como o Carbono é tetravalente e está ligado a 4 Hidrogênios "os vetores se anulam" e não há formação de polos. Observe a imagem em anexo. 
No CO2 a ligação é considerada polar pois é realizada entre elementos de diferentes eletronegatividades Carbono e Oxigênio. Entretanto é uma molécula apolar pois os dois Oxigênios compartilham o elétron com o Carbono exercendo a mesma intensidade de força e forças iguais no mesmo sentido e em direções opostas fazem com que os vetores se anulem e não haja a formação de polos. Observe a imagem em anexo.