Queria as respostar mais detalhadas alguem poderia me ajudaR?


01) O que você entende por interface no
contexto da utilização de computadores?


Interface é uma superfície de contato que
reflete as propriedades físicas das partes que interagem, as funções a serem
executadas e o balanço entre poder e controle.






02) Se você fosse responsável pela construção
de um quiosque público de informações sobre os departamentos de um shopping
center, quais profissionais seriam recrutados para formar a equipe de
desenvolvimento? Justifique


Designers – Responsáveis pela arte gráfica,
composição de cores e efeitos para tornar o uso do software o mais agradável e
interessante possível

Programadores/desenvolvedores – seriam os
responsáveis por implementar o software

Engenheiros – Medir, averiguar e garantir que
o projeto seja seguro, estável e ergonômico

Profissional de IHC – Aplicar os objetivos da
IHC e analisar a experiência do usuário.




03) Explique o que significa o termo metáfora
de interface e como isto está presente nas interfaces gráficas


As metáforas funcionam como modelos naturais,
nos permitindo usar conhecimento familiar de objetos concretos e experiências
para dar estrutura a conceitos mais abstratos.






04) Cite dois desafios aos designers de IHC

-


-
Garantir que os designs ofereçam uma boa IHC ao mesmo
tempo que exploram o potencial e funcionalidade da nova tecnologia






05) Quais são os objetivos da IHC?

São o de produzir sistemas usáveis, seguros e
funcionais.





6) Explique o termo “usefulness”.


Refere-se ao sistema poder ser usado para
atingir um determinado objetivo, garantindo utilidade e usabilidade






07) O que significa o termo affordance?

É o termo utilizado para se referir ao
atributo de um objeto que permite às pessoas saber como utilizá-lo.






08) O que pode ser entendido por modelo
conceitual?


Um bom modelo conceitual permite prever o
efeito de ações. Sem um bom modelo conceitual opera-se sob comando, cegamente.
Efetua-se as operações receitadas, sem saber que efeitos esperar ou, o que
fazer se as coisas não derem certo.






09) A criação de design é muito abstrata, o
que poderia ser feito para garantir que algumas ações fundamentais fossem
realizadas?


Estabelecer princípios de design. Como base
podem ser seguidos 4 princípios:

-
Visibilidade e affordance


-
Bom modelo conceitual


-
Bons mapeamentos


-
Feedback





10) Como desenvolver um modelo conceitual?

Desenvolver um modelo conceitual implica
visualizar o produto proposto, baseando-se nas necessidades do usuário e em
outros requisitos identificados. Para se ter certeza de que esse modelo será
entendido da maneira pretendida, é necessário realizar testes iterativos do
produto enquanto ele ainda está sendo desenvolvido.






11) O que é cognição?

Cognição é o que acontece em nossas mentes
quando realizamos nossas atividades diárias; envolve processos cognitivos, tais
como pensar, lembrar, aprender, fantasiar, tomar decisões, ver, ler, escrever e
falar.






12) Quais são os subsistemas do mpih (modelo
de processamento de informação humano) e qual a principal função


·
Sistema perceptual: receber estímulos externos


·
Sistema cognitivo: diante dos estímulos recebidos,
avaliar a melhor ação


·
Sistema motor: executar as ações comandadas pelo sistema
cognitivo.







13) Para as premissas abaixo, exemplifique
como a implementação na interface poderia respeitar estas recomendações

a) Não sobrecarregue a memória dos usuários
com procedimentos complicados para a realização de tarefas

b) Projete interfaces que promovam o
reconhecimento em vez da memorização.

c) Ofereça aos usuários várias maneiras de
codificar a informação eletrônica ( por exemplo: arquivos, imagens e-mails)






14) Qual o objetivo da engenharia cognitiva?

A engenharia cognitiva tenta aplicar o que é
conhecido da ciência ao design e construção de máquinas






15) O que é um editor WYSIWYG e qual sua
importância para IHC?


Os editores WYSIWYG ("What You See Is What
You Get") são softwares de manipulação direta, em que o usuário
executa os comandos e vê o resultado final em tempo real. São importantes
porque são ótimos exemplos de interface, basta usar um editor de textos atual,
em que a imagem do layout apresentado na tela exibe o resultado final impresso,
para verificar sua eficácia na interface.






16) A “ilusão” da manipulação direta foi
sumarizada por Shneiderman(1998) em três princípios. Quais são?


1 – Representação contínua do objeto de
interesse

2 – Ações físicas (cliques, arraste, etc) em
vez de sintaxe complexa

3 – Operações incrementais reversíveis, cujo
impacto no objeto de interesse é imediatamente visível.






17) O que é engenharia de usabilidade?

Engenharia de Usabilidade é o termo que se
usa para definir o processo de design de sistemas computacionais que objetivam
a facilidade de aprendizado, de uso, e que sejam agradáveis para as pessoas.



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Respostas

2014-04-15T08:44:04-03:00
N°1= interface, seria o meio de comunicação entre o usuario e a maquina,

N°2= Engenheiro pois para ser engenheiro tem que saber as outras funcões;


N°4= O desafios deles sao, garantir a satisfação do usuario final com a interface do projeto.Onde nao se deve usar cores escuras nem cores fortes

Bom isso é oq eu posso te ajudar hj obg