1.Porque cientista propõem modelo para estudar o atômo?

2. Que evidencia experimental levou o Rutheford a concluir que a carga positiva dos prótons eram equilibrada pelas carga negativa do eletrons?

3.Segundo o modelo atômico de Ruthedord, Borh o que faz que o atômo sejam diferente do outro?

1

Respostas

2013-06-05T20:00:31-03:00

numero 1

bom, todo mundo sabe que o ser humano é mto curioso, e as indagações surgem com o tempo.
essa história de átomos vem desde a grécia antiga. a teoria atômica serve para explicar inúmeros fenômenos que se passam ao nosso redor.

b) o modelo atômico de dalton dizia que a matéria era constituida de partículas maciças, esféricas e indestrutíveis, não sendo necessário o uso de cálculos ou experiências para propor essa teoria.

já thomson propôs o modelo do pudim de passas com base no experimento do tubo de raios catódicos, um tubo com gases sujeitos à baixas pressões, que eram submetidos à descargas elétricas. a sua conclusão com o experimento é que existiam partículas menores que o átomo e disse que a matéria é formada por uma masa positiva com elétrons encrustados nessa massa.

Rutherford propôs que o átomo era constituído por um núcleo pequeno e positivo, e a neutralidade do átomo se dava por causa da eletrosfera, que podia ter um raio de até 10000 vezes maior que o do núcleo. esse modelo foi proposto através da experiência com partículas alfa, onde essas partículas eram atiradas contra uma lâmina finíssima de ouro. rutherford percebeu que grande parte dessas partículas passavam direto, e poucas tinham sua trajetória alterada, o que levou a conclusão de que o desvio das partículas vinha de um choque com o núcleo, e já que algumas partículas até voltavam, restava então concluir que esse núcleo é positivo (pq as partículas alfa tbm são positivas), e a neutralidade do átomo foi explicada pela existência de uma eletrosfera.

bohr formulou um modelo atômico que completava o de rutherford, partindo do fato de que os elétrons absorvem e emitem energia. bohr estudando a descontinuidade dos espectros do hidrogênio, propôs que o elétron não emite energia enquanto permanecesse em uma mesma órbita, e que essas órbitas não se localizam em qualquer lugar do espaço, mas que tinha níveis definidos de energia, de modo que ao absorver energia, o elétron salta para uma órbita mais externa, e ao voltar para a órbita original, ele reemite essa energia em forma de luz.

numeros 2 e 3

OLÁ!!!!!

Rutherford executou o seguinte experimento: • Uma fonte de partículas α foi colocada na boca de um detector circular. • As partículas α foram lançadas através de um pedaço de chapa de p ç pç p ouro. • A maioria das partículas α passaram diretamente através da chapa, sem d i desviar. • Algumas partículas α foram desviadas com ângulos grandes. • Se o modelo do átomo de Thomson estivesse correto, o resultado correto de Rutherford seria impossível. © 2005 by Pearson Education Capítulo 02 © 2005 by Pearson Education Capítulo 02 A descoberta da estrutura atômica tô i • Para fazer com que a maioria das partículas α passe através de um pedaço de chapa sem sofrer desvio a maior parte do átomo deve desvio, consistir de carga negativa difusa de massa baixa − o elétron. • Para explicar o pequeno número de desvios grandes das partículas p pq g p α, o centro ou núcleo do átomo deve ser constituído de uma carga positiva densa. O átomo com núcleo át úl © 2005 by Pearson Education Capítulo 02 A descoberta da estrutura atômica tô i O átomo com núcleo át úl • Rutherford modificou o modelo de Thomson da seguinte maneira: – Suponha que o átomo é esférico mas a carga positiva deve estar gp localizada no centro, com uma carga negativa difusa em torno dele. dl © 2005 by Pearson Education Capítulo 02 A descoberta da estrutura atômica tô i • O átomo consite de entidades neutras, positivas e negativas (prótons, (prótons elétrons e nêutrons). nêutrons) • Os prótons e nêutrons estão localizados no núcleo do átomo, que é pq pequeno.