15) uma pedra é abandonada do alto de um edificio e atinge o chão 3,0 segundos após. considere que seu movimento é retilineo e uniformemente variado com módulo de aceleração 10 m/s². despresando a resistência do ar, determine:
a) a altura do edificio?
b) o modulo da velocidade ao atingir o chão.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-15T08:50:07-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A)

h=\frac{g.t^2}{2}\\
\\
h=\frac{10.3^2}{2}=\frac{90}{2}=45 \ m

b)

V=g.t\\
\\
V=10.3=30 \ m/s
1 5 1
2014-04-15T08:55:01-03:00
Vamos lá:

Se a pedra é abandonada de cima de um edifício, com aceleração ( gravitacional ) de 10 m/s², que é a favor do seu movimento, e chega 3 segundos após ser ABANDONADA, ou seja, a velocidade inicial é NULA. Jogando na fórmula de queda-livre temos:

V =  V_{0} + at  \\ V = 0 + 10.3  \\ V = 30 m/s

Então, descobrimos a velocidade quando ela toca o chão, agora vamos descobrir a altura de onde ela foi lançada:
h = h_{0} + V_{0}t + \frac{gt^{2}}{2} \\ h = 0 + 0t +\frac{gt^{2}}{2} \\ h = \frac{gt^{2}}{2} \\ h = \frac{10.3^{2}}{2} = 45 m

Espero ter ajudado, qualquer dúvida, contate-me!
1 5 1