Respostas

2013-06-06T09:47:58-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Ao se analisar estatísticas é preciso refletir com cuidados. Essa afirmação de 229% se refere ao número de mulheres assassinadas pelos companheiros ou ex-companheiros? Ou apenas o número de mulheres assassinadas, independente de por quem? Esse aumento é no Brasil inteiro ou em algum lugar específico?

 

Com  respostas aos questionamentos acima seria possível estabelecer explicações mais plausíveis. Com o nível de informações que o enunciado fornece, as potenciais causas para esse crescimento seriam:

 

1. As contagem de homicídios contra as mulheres antes da Lei Maria da Penha era ineficiente, gerando um número bastante abaixo do real, o que mudou para um número mais realista após a lei;

 

2. Com a Lei Maria da Penha, houve uma maior informação e casos que eram classificados como suicídio passaram a ser descobertos como homicídios;

 

3. O número de homicídios contra a mulher aumentou de modo semelhante ao crescimento do número de assassinatos total, resultante de um aumento da violência no Brasil.