Respostas

2014-04-15T11:18:32-03:00
È UM FENÔMENO QUÍMICO , POIS HOUVE A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA (VINHO) PARA UM VINHO AZEDO, ELE NÃO VOLTA AO ESTADO ANTERIOR.
2 4 2
Obrigado msm *-*
ta em prova eh?! hahaha
Siim kk ;*
boa sorte aee
vaaleeeu
A melhor resposta!
2014-04-15T12:24:54-03:00
Vou lhe demostrar as seqüências de reações que se seguem até que álcool "vire" ac. Acético .

O álcool sofre oxidação, nesse estágio ele vira um diol, que é instável, este por sua vez sofre uma desidratação, que agora é um aldeído, que volta a sofre oxidação ... Transformando em um
Álcool. Resumindo o álcool sofre sucessivas oxidações e desidratações até se tornar um ácido.

Quando você quiser saber se é um fenômeno físico ou química pensa na sua mente, se o processo for reversível é um fenômeno físico ex: a água, quando ela está em estado sólido dentro do congelador da geladeira, eu a retiro e ela passa para o estado líquido; se eu quiser por ela no estado sólido novamente é possível, basta que volte a por ela no congelador, logo isso caracteriza um processo reversível ( físico )
Agora o proceso química ele é irreversível, por ex, quando você queima um folha de papel,
Você consegue recuperar a celulose, o carbono, para formar a
Folha de volta ? ....
Espero que tenha ajuda...
1 5 1
de nada *-*
só ratificando,
pois não consigo editar :/ depois que o aldeído sofre
oxidação ele vira um ácido carboxilico. e não um álcool ..
valeeuu