Até hoje, o direito internacional distingue a "fronteira natural", aquela que segue o curso de um rio ou as linhas de crista de uma montanha, da "fronteira artificial", traçada independentemente dos marcos naturais. A fronteira politica é fator natural? Por que?

1

Respostas

2014-04-15T15:32:41-03:00
Nem sempre, pois é um acordo feito entre dois países. Nesse acordo pode-se levar em conta os fatores naturais. Ou levar em conta critérios mais subjetivos, como marcos implantados no espaço.
3 3 3
Disponha ;-)
Este artigo visa a contribuir com o debate conceitual e operacional sobre um dos clássicos temas da Geografia Política, a fronteira, bem como trazer ao debate outras noções subjacentes a ela, que são zona e faixa de fronteira.
Posteriormente, o ensaio aponta alguns novos caminhos para se pensar as fronteiras atualmente. Isto porque as incursões investigativas sobre esta temática e suas redefinições diante da aproximação física de muitos países no espaço mundial está se tornando freqüente, haja vista a necessidade de se saber como perceber as relações internacionais a partir das zonas de contato internacional entre os países
. Conclui apontando em poucas palavras a pertinência do tema para a Geografia Política.
Palavra-Chave : Relações Internacionais, Fronteira, Faixa de Fronteira, Zona de Fronteira, América do Sul. Acho que e assim pelo o meu modo de pensar.,,