Leia atentamente o fragmento de texto a seguir:

“Tudo aquilo que se viram privados no trabalho – iniciativa, responsabilidade, realização – os trabalhadores buscam reconquistar no lazer. Constatou-se, durante os últimos dez anos, uma fantástica proliferação de “manias”, de passatempos (art and craft hobbies), às quais se acrescentam todas as espécies de lazeres ativos, fotografia, cerâmica, eletrônica, rádio etc., todas as categorias daquilo que Erich Fromm, por seu lado, opondo-se aos serviços “aperta-botão” das máquinas automáticas, chama de “do it yourself activities” (atividades “faça você mesmo”).”

FRIEDMANN, Georges. O trabalho em migalhas. São Paulo: Perspectiva, 1972. p. 159.

I) Podemos inferir, a partir da leitura do texto, que o taylorismo/fordismo gerou uma massa de trabalhadores insatisfeitos, entediados, frustrados, com suas potencialidades podadas pela simplificação de tarefas, além da falta de controle sobre o seu próprio tempo e ritmo de trabalho.

II) No taylorismo/fordismo, as potencialidades dos trabalhadores são realizadas através da iniciativa, responsabilidade e qualificação necessárias aos trabalhadores da linha de produção.

III) A busca por reconquistar suas potencialidades no lazer corrobora a afirmação de Taylor de que os trabalhadores, em geral, são vadios e não trabalham fazendo o máximo uso de suas capacidades físicas.

IV) Tanto Taylor quanto Ford viram no trabalhado dividido e controlado a oportunidade de dar aos trabalhadores a qualificação necessária para realizarem suas plenas potencialidades criativas.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas a afirmativa I está correta.

(B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

(C) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

(D) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

(E) Apenas a afirmativa IV está correta.

1

Respostas

2013-06-06T11:31:17-03:00

acho que é a alternativa (B)

1 5 1