IMPESSOALIZAÇÃO DA LINGUAGEM (Capítulo 10, unidade I, p.112_3ºs anos)

Dignidade...
[...] Respeito, cidadania, autoestima... A lista poderia ser enorme se eu continuasse buscando palavras para relacionar o que nós, negros, estamos buscando ao longo dos anos para reafirmar nossa negritude. Ainda somos vistos com os olhos da desconfiança e nossa capacidade de trabalho é timidamente colocada à prova. O tempo – no entanto, como sempre disse – não é para lamentações. Temos mais é que acreditar que podemos mudar e enfrentar desafios. Nada de ficar com um olho no peixe e outro no gato.
Fran Oliveira (Raça Brasil, nº 71)

Discriminação: o que é?
Quando alguém ou um grupo julga uma pessoa não pelo que ela é, mas por sua nacionalidade, cor, sexo, orientação sexual, isto é discriminar. Trata-se de um hábito arraigado em todos os povos, aprendido pelas crianças ao copiarem as atitudes de seus pais, com consequências medonhas na forma de guerras (tutsis contra hutus, sérvios contra croatas) e opressão sistemática de grandes parcelas da população (negros pelos brancos, índios pelos colonizadores, mulheres pelos homens, judeus pelos cristãos, etc.). Apesar de ser muito difícil mudar opiniões aprendidas na primeira infância, não é impossível exercitar a tolerância na forma de controle de ações discriminatórias. Nos Estados Unidos, por exemplo, muitas corporações já proíbem comentários e piadas sexistas (pressupondo que toda mulher é burra ou prostituta ou inferior), racistas (contra negros, mulatos, índios, latinos) e até mesmo contra pessoas com deficiências físicas.
(Gilberto Dimenstein, Aprendiz do futuro. São Paulo: Ática, 1997. P.58)
E a pergunta é:
a) um posicionamento impessoal e objetivo

b) um posicionamento pessoal, direto e subjetivo

c) qual dos textos parece tratar o tema de forma mais esclarecedora ou científica?

d) levante hipótese: que elementos do texto seriam responsáveis por essa impressão?

1

Respostas

2014-04-15T18:57:41-03:00
A) Discriminação significa fazer uma distinção. Essa distinção pode ser estatística, que ocorre na seleção de candidatos, e pode ser sociológica, que é a discriminação racial, política, religiosa, sexual, etc.
b) A discriminação, principalmente as sociais raciais e sexuais, são uma triste realidade vivida em todo o mundo, fazendo de todos os "diferentes", vítimas.
c) O segundo texto é que trata o tema de forma mais científica, porém, os dois falam sobre o mesmo tema de forma esclarecedora.
d) A objetividade e impessoalidade é que faz com que o texto 2 seja o texto mais científico entre os dois.
1 5 1