Respostas

2014-04-15T19:00:42-03:00
O liberalismo triunfou na Europa, sobretudo com o término da Idade Média, no século XV devido a classe emergente- a burguesia que se dedicava muito ao comércio.
1 5 1
2014-04-15T19:36:12-03:00
O liberalismo triunfou na Europa, sobretudo com o termino da Idade Média, no secXV devido a uma classe emergente- a burguesia que se dedicava ao comércio. 

Por outro lado, com os Descobrimentos e a descoberta do Novo Mundo, novos produtos comerciaveis afluiaram à Europa, levando ao aumento da moeda e da riqueza, levando ao acumulo de capital. 
Com advento do Protestantismo, sobretudo, no Norte da Europa, a ideologia liberal nasceu, deu-se o advento do capitalismo,a afinidade entre o protestantismo e o desenvolvimento do espírito comercial, 
pela mão de quantidades enormes de dinheiro e produtos e pela ideologia que dizia quem trabalhar e acumular riquezas na Terra irá também para os reino dos céus, ao contrario da religião Católica que promovia a pobreza e a modestia e era contra a usura, dai tambem o repudio já desde tempo da classe que se dedicava `usura, os judeus. 

Weber mostrou que certos tipos de Protestantismo (em especial o Calvinismo) favoreciam o comportamento econômico racional2 e que a vida terrena (em contraste com a vida "eterna") recebeu um significado espiritual e moral positivo. O Calvinismo trouxe a ideia de que as habilidades humanas (música, comércio etc.) deveriam ser percebidas como dádiva divina e por isso incentivadas. Este resultado não era o fim daquelas ideias religiosas, mas antes um subproduto ("byproduct"). A lógica inerente destas novas doutrinas teológicas e as deduções que se lhe podem retirar, quer direta ou indiretamente, encorajam o planejamento e a abnegação ascética em prol do ganho económico.