2ª QUESTÃO

O capitalismo é uma atividade econômica fundada na busca do lucro. Em diversas civilizações no mundo, e ao longo da história, o capitalismo teve a possibilidade de se constituir. Mas não foi possível graças aos elementos que consolidam suas relações fundamentais, "mercadoria" e "consumo". A primeira fase do capitalismo é o comércio, a chamada fase de ?acumulação primitiva?. Sua consolidação, porém, se dá com a Revolução Industrial. Julgue as afirmativas abaixo e assinale a correta, sobre a consolidação do capitalismo com a Revolução Industrial:

1. A Revolução Industrial introduziu a maquinofatura, ou seja, a transferência da inteligência produtiva do ser humano para os meios de produção. Dessa forma, permitiu que o desenvolvimento tecnológico permitisse uma maior acumulação de riqueza.

2. Com a Revolução Industrial, nasce a classe operária, o trabalhador assalariado. Ele é, ao mesmo tempo, produtor e consumidor dos bens produzidos pela indústria. Dessa forma, permite a acumulação, tanto na condição de trabalhador como de consumidor.

3. A Revolução Industrial permitiu a socialização dos meios de produção e uma melhor distribuição de renda. Aumentou significativamente os salários dos trabalhadores e seu acesso aos bens de consumo.

4. Concentrou o poder da sociedade cada vez mais nas mãos da classe burguesa. Ela passou a deter as condições vitais sobre a produção da vida material. Conforme avança a tecnologia, que produz os bens de consumo ou estão neles, o controle sobre esse conhecimento e técnica fica nas mãos da classe burguesa.

ALTERNATIVAS Somente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas. Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas. Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas. Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas. Todas as alternativas estão corretas.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-15T19:53:33-03:00
1,2,3 Estão corretas.... estudei isso a poucos dias ;)

3 3 3