A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, no Século XVIII, foi fundamental para a consolidação da economia capitalista. O aprimoramento da produção com a maquinofatura promoveu a transformação nas relações de produção. Foi responsável, também, por consolidar a sociedade urbana com uma tensão social. Para muitos pensadores, uma crise se abateu sobre as cidades industriais. A concentração populacional, fruto do êxodo rural, fez emergir conflitos que preocuparam o poder instituído na Europa. Esse foi o ambiente onde nasceu a Sociologia como ciência. Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta:

A-
A violência urbana foi marcada pelas manifestações operárias, também pelo alcoolismo, homicídios e suicídios. Esses fatos geraram uma preocupação na busca de entender a sociedade e superar sua crise.

B-
A sociedade urbana industrial demonstrou a capacidade de melhorar a vida da classe operária. Inegavelmente, nos primeiros anos após a industrialização, os trabalhadores conheceram uma melhora significativa na qualidade de vida.

C-
A Inglaterra investiu em saneamento e promoção social. A educação se fortaleceu e passou a dar oportunidades as classes populares. Estas, qualificadas, tiveram ascensão social.

D-
Entre os principais ganhos com o nascimento da sociologia está a ampliação dos regimes democráticos, a melhora e a representatividade da classe operária, nos órgãos representativos.

1

Respostas

2014-04-15T19:57:21-03:00
C-A São as alternativas corretas.