Respostas

2014-04-16T01:58:06-03:00
Assim como na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha a provocou, por invadir países como a Polônia, França, anexar a aliada Áustria, e já por alguns anos segregar judeus e estrangeiros. Foram seus aliados a Itália (que mais tarde mudou de lado) e o Japão. Com a URSS foi feito por um tempo um acordo de paz, descumprido pelos próprios alemães.

O início se deu na Europa e espalhou-se por países de cada um dos continentes, não necessariamente havendo confrontos no mundo inteiro. Estima-se de 50 a 75 milhões de mortes, tamanho foi o estrago que causou. Foi a guerra mais mortífera da história humana.

Nessa guerra surgiu termos comuns em nossos dias: genocídio (extermínio de um povo), holocausto (sacrifício de animais ou seres humanos), direitos humanos (muitos do povo judeu serviram de cobaias para experimentos científicos; dispensou-se tratamento degradante em campos de concentração); iniciou-se a era nuclear, etc.

Vencedores: aliados por conveniência EUA e URSS, Grã-Bretanha e França, que retalharam a perdedora Alemanha em 4 partes. O poderio das duas primeiras nações foi atestado, respectivamente, pelo uso da bomba atômica no Japão e domínio e vitória sobre a Alemanha.