caraterísticas do clima predominante do rio de janeiro

Peça mais detalhes ao usuário Marcellia

Respostas Sair

O clima no estado do Rio de Janeiro varia de acordo com a proximidade do mar e do relevo. No planalto, ou Serra Fluminense, pode-se dizer que o clima predominante é o tropical de altitude, caracterizado pelas temperaturas mais amenas. Na Baixada Fluminense predomina o clima tropical semi-úmido, com temperatura média anual de 24° C. 

Na área de relevo mais plano o clima que predomina é o tropical semi-úmido, com elevados índices de pluviosidade no verão e inverno seco. A temperatura média desse território é de 24ºC e a média de chuvas anuais é de cerca de 1.250 mm. 

Entre a baixada Fluminense e o planalto desenvolve o clima tropical de altitude que deriva invernos rigorosos e verões quentes com grande ocorrência de chuvas, atingindo aproximadamente 2.200 mm ao ano e temperatura média de 16ºC. 

Nos planaltos prevalece o clima tropical de altitude, que promove verões quentes e úmidos (chuvosos) e invernos secos e frios. A temperatura média anual nesses locais é de 20ºC e índices pluviométricos que variam de 1.500 a 2.000mm anuais. 

Não está muito seguro sobre a resposta?

Mais respostas

Ajuda gratuita
com as lições de casa!

Tem problema com sua lição de casa?
Peça ajuda gratuita!

80% das perguntas são respondidas dentro de 10 minutos

Não apenas respondemos - nós explicamos!

A qualidade é garantida pelos nossos especialistas