Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-04-16T11:49:13-03:00
Freud engloba na psicanálise a estrutura da personalidade em id, ego e surperego. Depois aprendemos um pouco mais com o inconsciente, consciente e o pré-consciente. 
Também na psicanálise Freud relata as fases psicossexuais do desenvolvimento da criança: fase oral, anal, fálica entre outras.
1 5 1
2014-04-16T11:53:40-03:00
O método básico da Psicanálise é a interpretação da transferência e da resistência com a análise da livre associação. O analisante, numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente. Sonhos, esperanças, desejos e fantasias são de interesse, como também as experiências vividas nos primeiros anos de vida em família. Geralmente, o analista simplesmente escuta, fazendo comentários somente quando no seu julgamento profissional visualiza uma crescente oportunidade para que o analisante torne consciente os conteúdos reprimidos que são supostos, a partir de suas associações. Escutando o analisando, o analista tenta manter uma atitude empática de neutralidade. Uma postura de não-julgamento, visando a criar um ambiente seguro. 

O conceito de inconsciente fora usado por Leibniz 200 anos antes de Freud, também sendo usado por Hegel para construir sua dialética hegeliana. 

A originalidade do conceito de Inconsciente introduzido por Freud deve-se à proposição de uma realidade psíquica, característica dos processos inconscientes. É preciso diferenciar inconsciente, sem consciência, de Inconsciente, conforme elaborado por Freud, que diz respeito a uma instância psíquica basilar na constituição da personalidade. 

Muitos colocam a questão de como observar o Inconsciente. Se a Freud se deve o mérito do termo "inconsciente", pode-se perguntar como foi possível a ele, Freud, ter tido acesso a seu inconsciente para poder ter tido a oportunidade de verificar seu mecanismo, já que não é justamente o inconsciente que dá as coordenadas da ação do homem na sua vida diária. É nesse sentido que Freud formulou a expressão Psicopatologia da vida cotidiana.
A cura psicanalítica (segundo os psicanalistas) é um processo lento e gradativo. Quando uma pessoa precisar de um psicanalista, deve recorrer a uma Instituição Psicanalítica que lhe indicará alguns nomes para a sua escolha. Um dos grandes empecilhos para o tratamento psicanalítico é o alto custo das consultas e do tratamento por consequência, o que faz da psicanálise algo restrito às classes mais abastadas. Essa situação é verificada em nível mundial, mesmo em países de alto padrão de vida. 

Autores importantes 
Alfred Adler 
Sigmund Freud 
Erich Fromm 
Carl Jung 
Lacan 
Melanie Klein 
J.-B.Pontalis 
W. Bion 
Donald Winnicott