Joana d'Arc , cognominada "A Donzela de Orléans" (em francês: La Pucelle d'O, é uma heroína francesa e santa da Igreja Católica. É a santa padroeira da França e foi uma chefe militar da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses. Foi executada pelos borguinhões em 1431.

Camponesa, modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa e tam
também heroína de seu povo, canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva em um auto de fé.

Segundo a escritora Irène Kuhn, Joana d'Arc foi esquecida pela história até o século XIX, conhecido como o século do nacionalismo, o que pode confirmar as teorias de Ernest Gellner. Irène Kuhn escreveu: Foi apenas no século XIX que a França redescobriu esta personagem trágica.

Respostas

2014-04-16T12:49:45-03:00
Uma heroína francesa que começou a ter visões de santos dizendo para ela entrar no exército contra a Inglaterra. Ela teve grandes vitórias, até que foi enganada e capturada pelo exército inglês, que a acusou de feitiçaria devido às suas visões, e ela foi queimada viva.
2014-04-16T13:23:53-03:00
Foi uma heroina francasa que teve vizoes de santos que dizia para ela entrar na guerra e com isso conseguiu grandes vitorias