Respostas

2014-04-16T13:14:06-03:00
A melhor resposta!
2014-04-16T13:19:51-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Eu revirei sites sobre língua portuguesa mas as tabelinhas de valor semântico das preposições são bem restritas. Li também uma tese de mestrado, que verificava os usos autorizados por diferentes gramáticas (só para descobrir que, pra variar os gramáticos divergem...) Esta é uma questão de regência, e regência é instituída por uso consagrado e hábito. Eu nunca ouvi "leu ao presidente" e me soa estranho. Eu justifico o uso da preposição para pelo sentido de finalidade. Leu para quê? para o presidente ouvir / conhecer seu texto. Já a preposição a traz a idéia de movimento rumo a algo (como em "entregou o texto ao presidente").
1 5 1
Suas contribuições são, de longe, as melhores!