O Ministério da Saúde recomenda a classificação de Spaulding para objetos inanimados, conforme o risco potencial de transmissão de infecção que apresentam. Aqueles objetos que entram em contato apenas com mucosa íntegra, devem ser submetidos ao processo de esterilização. Baseado na classificação de Spaulding, esses objetos são:

A - Artigos críticos

B - Artigos semi-críticos

C - Artigos não críticos

D - Artigos expostos

E - Artigos descartáveis.

1

Respostas

2014-04-16T14:26:56-03:00
B) artigos semi-críticos
teve erros com essas respostas que você passou fláviaBs
Verdade Alessandramss, você tem razão quanto a isso. É importante colocar uma discussão sobre a resposta para ajudar as outras pessoas a entenderem melhor o assunto e não apenas responder a pergunta e pronto. Me desculpa, mas vi seu comentário agora e vou tentar explicar um pouco do que eu sei. A classificação se Spalding, divide os materiais em 3 níveis de risco e também cita o tipo necessário de descontaminação para cada material.
São eles:
- Crítico: Todo material que penetra nas cavidades nas cavidades estéreis ou no organismo do doente por ruptura das camadas da pele e mucosas
- Semi-crítico: material que entra em contacto com mucosas ou pele não íntegra
- Não-crítico: Todo o material que entra em contacto com a pele íntegra ou que não entra em contacto com o doente
Analisando a pergunta, temos: "Aqueles objetos que entram em contato apenas com mucosa íntegra", ou seja, são os artigos semi-críticos. Acredito que o "mucosa ÍNTEGRA" da pergunta pode confundir um pouco, mas acredito que seja artigos semi-críticos mesmo, pq são os materiais que entram em contado com mucosas OU pele não íntegra, se fosse mucosa NÃO íntegra, ai já seria artigo crítico.
Bom, espero ter esclarecido a minha resposta agora, Alessandramss. Bons estudos, e qualquer dúvida pode perguntar, se discordar podemos discutir... Ficarei feliz em poder ajudar. :D