Respostas

A melhor resposta!
2014-04-16T16:08:43-03:00
Antes da Revolução Russa a Rússia estava na primeira Grande Guerra e teve que sair por conta das rebeliões que estavam ocorrendo contra o governo absolutista do Czar Nicolau II e por melhores condições, já que a Rússia ainda era um país agrário e com traços do regime feudal no início do século XX.
A revolução iniciou em 1917, durante ela o czar renunciou e entregou o poder aos mencheviques que implantaram a República Democrático Burguesa, um governo provisório, que prometeu uma reforma agrária, distribuição de alimentos para a população e a retirada da Rússia da guerra. Porém, nada disso foi cumprido. Nesse período do governo provisório (que durou 8 meses) Lenin publicou as Teses de Abril, que defendia o fim da monarquia absoluta e a revolução burguesa. Coube aos socialistas "limpar" os vestígios do Antigo Regime através de diversas medidas e negociaram a saída russa da guerra por meio do Tratado de Brest-Litovski. (ocorreram muitas coisas na revolução russa, não vou citar tudo porque senão o texto fica muito grande)
Depois da Revolução, foi-se instalada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e o socialismo foi implantado em diversos países, como a China. A URSS tornou-se uma grande potência por conta da NEP (nova política econômica) e se desmembrou após a Guerra Fria contra os EUA (capitalista) em 1991.
2 5 2