Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-04-16T18:13:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Por dois motivos essenciais:

- Todo ser vivo faz parte de uma cadeia alimentar, e a alga não é diferente disso. Uma cadeia alimentar, como o próprio nome diz, não pode ser rompida. Se a cadeia for rompida, todos os outros seres vivos são prejudicados;
- As algas pertencentes no fitoplancton são responsáveis pela maior parte de oxigênio que é liberado para o mundo respirar, e também contribuem para a oxigenação da água.

Explicando melhor.

A primeira importância: muitos animais marinhos se alimentam de algas, principalmente as microalgas. Se este ser vivo, que seja um peixe, deixar de ter alga para comer, vai acabar morrendo. Se este pequeno peixe morrer, outros peixes maiores que se alimentam dele vão também morrer. E se este outro peixe morrer, outros seres vivos vão sendo prejudicados, quebrando o ciclo que a natureza perfeitamente montou. Como fazemos parte deste ciclo, se acabar as algas, no final também saimos prejudicados.

Quanto a questão do oxigênio. Muito se fala que a amazônia é o pulmão do mundo, mas não é. O oxigênio que a planta libera acaba sendo aproveitado por ela mesmo para respirar, pois plantas respiram também. Mas as algas do fitoplancton usam pouco oxigênio para respirar, liberando bastante para a atmosfera e para a água, distribuindo oxigênio para seres vivos marinhos e para seres vivos terrestres, como nós.
4 5 4
2014-04-16T18:13:24-03:00
são extremamente importantes como base das cadeias alimentares nesse ambiente,sendo indispensáveis para a manutenção da vida aquática.

3 4 3