Devemos aos gregos a nossa formação cultural. O berço da cultura ocidental está nos grandes movimentos culturais e científicos que tiveram sua gênese na Grécia antiga. Nesta questão, queremos destacar o movimento que ficou conhecido como Sofística. Os sofistas eram mestres da retórica e disseminavam seus conhecimentos.

Quais são as três principais características do pensamento sofístico?


Assinale a alternativa correta.

1

Respostas

2014-04-17T00:27:27-03:00
Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Eles se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias e repletas de erros que não apresentavam utilidade nas pólis (cidades). Dessa forma, substituíram a natureza, que antes era o principal objeto de reflexão, pela arte da persuasão.

Os sofistas ensinavam técnicas que auxiliavam as pessoas a defenderem o seu pensamento particular e suas próprias opiniões contrárias para que, dessa forma, conseguissem seu espaço. Por desprezarem algumas discussões feitas pelos filósofos, eram chamados de céticos até mesmo por Sócrates, que se rebelou contra eles dizendo que desrespeitavam a verdade e o amor pela sabedoria. Outros filósofos ainda acreditavam que os sofistas criavam no meio filosófico o relativismo e o subjetivismo.