Em uma cidade futurista, a sociedade divide-se em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude - a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Sinceridade e a Erudição. Aos dezesseis anos, em uma grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é — não pode ter os dois. Então faz uma escolha que surpreende
ta aiiii o resumo se não estiver bom eu faço outro hihihi *u*

Respostas

2014-04-17T14:12:58-03:00
Divergente conta a história de Beatrice Prior, uma garota de 16 anos. 
Uma Chicago futurista foi dividida em cinco facções : Amizade, Abnegação, Audacia, Erudição e Franqueza. Na Amizade eles acham que a amizade tem que ser acima de tudo, não importa se você precisa mentir para continuar amigo dessa pessoa. Você precisa mentir. Na Abnegação, o próximo antes de você, eles não se olham no espelho nem NADA. Se der, oferecem até a própria casa para os sem-facção. Na Erudição, eles são muito estudiosos e sempre se acham os melhores. Na Franqueza, eles, como diz o nome, são francos. Falam até demais, sem pensar, e isso muitas vezes pode ser um problema. E, por fim, a Audácia, onde os audaciosos precisam defender a cidade. Eles pulam de prédios, trens em movimentos e são sempre os que arranjam uma briga. 
Quando o adolescente completa 16 anos, ele precisa escolher sua facção, que será sua casa para sempre. 
Beatrice nasceu na Abnegação, mas tem certeza que não nasceu para ficar lá. No seu teste de aptidão, a garota acaba tendo capacidade para três facções. E assim, é chamada de Divergente.
Beatrice acaba escolhendo a Audácia, onde passa a ser chamada de Tris. Tris tem que sobreviver a iniciação da Audácia, ou será um sem-facção.
Junto do seu instrutor e futuro namorado, Quatro, Tris tenta fugir de Jeanine Matthews, a líder da Erudição, que deseja acabar com os Divergentes.
Tris acaba descobrindo que o nome do seu namorado é Tobias, que também era da Abnegação e, ainda por cima, que Tobias também é Divergente.

PS: A Amizade e a Franqueza não se dão bem, porque a Franqueza acha ridiculo mentir para manter a amizade, e a Amizade não acha que ser sempre franco é o certo.
A Abnegação e a Erudição não se dão bem por causa dos líderes das facções. Eles não se gostam porque os líderes da Abnegação são mais poderosos do que a Erudição e Jeanine Matthews (Erudição) não gosta disso. 
algumas partes não estão aí, como -SPOILER DIVERGENTE- a morte da mãe da Tris, que morava na Audácia antes do seus 16 anos; Que Caleb, irmão da Tris, escolheu a Erudição; que o Tobias foi apelidado de Quatro por Amah (CONVERGENTE), porque o Tobias só possuia quatro medos; Tris possui seis medos ; Quatro tem medo de altura ; Tris ficou com medo de segurar uma arma depois de ter matado seu melhor amigo, Will.
2014-04-17T14:42:26-03:00
A tris morre no final
spoiler convergente ! :(((((((
Mas ela pelo menos morre achando que é um sacrificio, porque na verdade ela morre a toa
isso é verdade. e pelo menos ela não sofreu
Sim.. Ela ficou bem pq a mãe dela foi busca-la kkk