A fotografia abaixo, de Quaraí(RS), em 2005, representa uma área em que o solo sofre o processo de desertificaçao.

a) O que é desertificaçao?
b) Quais são as ações humanas que causam a desertificação do solo?
c) Em quais regiões brasileiras esse processo é mais intenso?

2

Respostas

2014-04-17T20:28:24-03:00
1= desertificação e um processo  de destruição  do potencial  produtivo da terra  por meio da  pressão  exercida  pelas atividades humanas
2= desmatamento, poluição,  queimadas  ,secas
3= nordeste  e minas gerais
4 4 4
A melhor resposta!
2014-04-17T21:22:31-03:00
A) A desertificação é um processo de transformação do solo de um certo local em solo infértil, ou seja, esse solo torna-se arenoso e não ha mais como se plantar nada ali.
B)O ser humano é o principal agente para a ocorrência desse fenômeno por meio de ações como:
-Desmatamento de áreas nativas para extração de madeira(como ocorre na Amazônia);
-Avanço desenfreado da agropecuária, assim a necessidade de desmatar grandes áreas para que virem pastos para o gado;
-Mineração;
-Manejo incorreto do solo no plantio;
C)O processo de desertificação assola  as regiões brasileiras como:
-Nordeste brasileiro;
-Pampas gaúchos;
-Norte do Mato-Grosso;
-Cerrado tocantinense;
5 5 5