Balanceie as equações a seguir:

A.__P+__Cl2--> __P2Cl5
B.__C2H6+__O2-->__CO2+__H2O


2
mas nos reagentes da primeira equação é Cl2 se vc colocar 5 terá 10 Cl nos reagentes e apenas 5 nos produtos, a equação não estará balanceada
desculpa na verdade serão 10 nos produtos e 5 nos reagentes
pq o 2 do 2P2Cl5 também vale para o Cl
Aaaaah sim, entendi agora... Muito obrigada
Tem que ficar assim: 4P + 5Cl2 -> 2P2Cl5

Respostas

2014-04-17T22:23:46-03:00
2P + 5/2 (ou 2,5) Cl2 --> 1 P2Cl5


1C2H6 + 3,5 O2 --> 2CO2 + 3H2O
1 5 1
A melhor resposta!
2014-04-17T22:27:01-03:00
A. 4P + 5Cl2 -> 2P2Cl5 (comece balanceando pelo fósforo, mais fácil)

B. C2H6 + 3,5O2 -> 2CO2 + 2H20 (comece pelo carbono, depois pelo hidrogênio e por último o oxigênio)

Bjs
2 5 2
Aaaah agora sim, mas se colocar o 7 vai estar errado?
B. C2H6 + O2 (reagente) --> CO2 + H2O (produto)

1º passo: Balancear o Carbono. Do lado dos reagentes tem apenas dois carbonos, então do lado do produto você coloca antes do C o 2, e ficando assim balanceado o carbono.

2º passo: Balancear o Hidrogênio. Do lado dos reagentes tem 6 Hidrogênios, já no lado dos produtos tem apenas 2, portanto no lado do produto vc coloca o 3 antes do H, que vai multiplicar com o 2 que já tinha e ficando assim balanceado o H também.
3º passo: Balancear o Oxigênio. Do lado dos produtos tem 7 Oxigênios (2x2 + 3), e do lado dos reagentes tem duas, portanto para que fiquem iguais, antes do O2 nos reagentes, você precisará colocar 3,5 que vai multiplicar com o 2, ficando assim balanceado também.
Aaaah tah, pronto consegui fazer o resto, muito obrigada gente.
Por nada.. bjs