Respostas

2014-04-18T09:27:05-03:00
Bom dia! Deixando claro que oferta é a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo, visando o lucro. Assim, notamos que quando há um aumento do preço de um produto, maior é o estimulo para a fabricação deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução do seu preço (vantagem para o consumidor), estimulando a demanda (procura) e desestimulando a vontade dos fabricantes de produzi-lo. (desvantagem para o consumidor). Cabe ressaltar que essas forças de mercado vivem em conflito, fazendo com que o preço dos produtos seja regido pela oferta, que oferecerá pouco para o produto elevar-se, e pela demanda (procura), que almejará muitos produtos para ele chegar a preços mais acessíveis. Por exemplo. Em épocas específicas como a Páscoa, os produtos de época tendem a ficarem mais caros, pois a demanda (procura) pelos mesmos aumenta em uma proporção muito maior que o aumento de sua oferta. 
A oferta pode aumentar o preço (desvantagem para o consumidor) ou diminuir de preço conforme aumenta a quantidade de produtos ofertados. (vantagem para o consumidor). 
Lembre-se que a oferta deve aumentar os preços até se igualar a demanda (procura), pois ela precisa produzir mais, e para ter uma produção crescente deve-se ter um lucro crescente; este fenômeno é a causa da inflação, causando uma tremenda desvantagem ao consumidor. Para haver vantagens para ambos os lados, a oferta deve ser minuciosamente analisada, junto com a demanda, afim de haver um íntegro entendimento entre as partes. (relação de ganha-ganha entre as partes).