Respostas

2014-04-18T12:33:54-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
'M' são as massas do isótopos, 'A' são as abundâncias.

Podemos calcular a massa atômica de um elemento quando temos as massas dos seus isótopos e as respectivas abundância desses isótopos

A massa atômica de um elemento com 'n' isótopos seria:

\boxed{\boxed{MA=\frac{M_{1}.A_{1}+M_{2}.A_{2}+M_{3}.A_{3}+...+M_{n}.A_{n}}{100}}}

Quando tivermos, por exemplo, um elemento que tenha 3 isótopos, a massa atômica desse elemento seria dada por:

\boxed{MA=\frac{M_{1}.A_{1}+M_{2}.A_{2}+M_{3}.A_{3}}{100}}
_________________________

O carbono é constituído basicamente de 2 isótopos

"Primeiro" isótopo:
M_{1}=12\\A_{1}=98,892\%

"Segundo" isótopo:
M_{2}=13\\A_{2}=1,108\%

Podemos então, calcular a massa atômica do elemento carbono:

MA=\frac{M_{1}.A_{1}+M_{2}.A_{2}}{100}\\\\MA=\frac{12.98,892+13.1,108}{100}\\\\MA=\frac{1186,704+14,404}{100}\\\\MA=\frac{1201,108}{100}\\\\\boxed{\boxed{MA=12,01108~u}}
1 5 1
vc poderia explicar melhor porfavor é que eu não consegui entender! se não for incomodar!
ve se ficou melhor
ficou! muito obrigada! feliz páscoa e bom feriado.
Nada ;D Feliz páscoa pra vc também
obrigada!
A melhor resposta!
2014-04-18T12:52:55-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
O cálculo usado é um MÉDIA PONDERADA. A onde multiplica o valor da massa pela sua porcentagem .. E soma seus resultados ... No final dividindo por 100 g esse valor é a soma das porcentagem dos isótopos encontrados)
Fórmula de média ponderada:

Mp: (Ma . A% ) + (Mb . B%) / A% + B%
Mp: (12.98,892) + (13.1,108) / 98,892 + 1,108
Mp: ( 1.186,704 ) + ( 14,404 ) / 100
Mp: 1.201,108 / 100
Mp: 12,01108

S { 12,01108 ou apenas 12 }
2 5 2
muito obrigada! vc me ajudou muito! feliz páscoa e bom feriado!
obg pra você, uma ótima
Páscoa e bons estudos !
obrigada