como é feita a classificação dos paises menos desenvolvidos

2
subdesenvolvido
País subdesenvolvido, país menos avançado ou país menos desenvolvido (LDCs sigla em inglês: Least Developed Countries) são países que, de acordo com as Organização das Nações Unidas, apresentam os mais baixos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e humano entre todos os países do mundo. Um país é classificado como um país menos desenvolvido se preencher três critérios2 com base em:
Baixa renda (média trienal do PIB per capita de menos de US$ 750, que deve ultrapassar US$ 900 para sair da lista)
Fraqueza em recursos humanos (com base em indicadores de nutrição, saúde, educação e da alfabetização de adultos)
Vulnerabilidade econômica (com base na instabilidade da produção agrícola, a instabilidade das exportações de bens e serviços, a importância econômica das actividades não tradicionais, exportar mercadoria concentrada, e desvantagens económicas, bem como a percentagem de população deslocada por desastres naturais)
Os países podem sair da classificação de LDC quando excederem esses critérios. O Escritório do Alto Representante das Nações Unidas para os Países Menos Desenvolvidos, Países em Desenvolvimento sem litoral e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento das Nações Unidas coordena e fornece suporte para serviços de advocacia aos Países Menos Desenvolvidos.

Respostas

2014-04-18T16:33:37-03:00
Pelo IDH = Índice de Desenvolvimento Humano. ^^
2 3 2
2014-04-19T01:39:40-03:00
Já faz alguns anos que o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - é feito e aceito. Esse estudo mede a qualidade de vida populacional segundo a educação, renda e expectativa de vida.
1 5 1