Respostas

A melhor resposta!
2014-04-19T11:13:39-03:00
O crescimento do  desflorestamento é resultado de intensas mudanças nos hábitos de vida da população mundial. Desde a Revolução Industrial ,a substituição do homem pela máquina favoreceu a produção em larga escala de produtos industrializados. Como consequência, a busca por matérias-primas que sustentem este sistema de produção aumentou também, gerando grandes impactos no meio ambiente. A emissão de poluentes, como resultado da queima de combustíveis fósseis nessas fábricas, é o principal fator que contribui para o aumento do efeito estufa. A poluição do meio ambiente, o desflorestamento, a diminuição dos recursos naturais e hábitos consumistas da população contribuem para o colapso do sistema ambiental.

Desflorestamento ou desmatamento é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana

No Brasil, o desflorestamento tem ocorrido desde o início da colonização (século XVI). Os portugueses, objetivando o lucro, cortaram e venderam na Europa grandes quantidades de pau-brasil da Mata Atlântica.

Atualmente, o desflorestamento ainda ocorre, principalmente, na região da Amazônia. A floresta amazônica tem sido destruída para a retirada de madeiras nobres (para a venda) e também para a abertura de pastagens e áreas agrícolas (principalmente de soja).

O reflorestamento é uma das soluções para tentar reverter esse quadro tão prejudicial ao meio ambiente. Outra saída é a utilização das florestas de forma sustentável, através de atividades que não visem sua destruição. Neste sentido, podemos citar, como exemplo, a extração vegetal e o eco-turismo.


4 5 4