Um triângulo retângulo tem um dos catetos medindo 3 e a hipotenusa medindo 6
A) determine um valor aproximado com 2 casas decimais para a medida do outro cateto
B) Determine um valor aproximado com duas casas decimais do cosseno do menor ângulo do triangulo

2

Respostas

2014-04-18T19:40:58-03:00
Hipotenusa³=cateto² +cateto²
6²= 3²+c²
36= 9+c²
c²+9=36
c²=36-9
c²= 27
c= raiz quadrada de 27
c= 5,1961 aproximo para 5,2
A melhor resposta!
2014-04-18T19:43:12-03:00
um triângulo retângulo tem um dos catetos medindo 3 e a hipotenusa medindo 6

TEOREMA DE PITÁGORAS
a= hipotenusa
b= cateto maior
c=cateto menor

a = 6
b= ?
c = 3
fórmula:
a² = b² + c²
6² = b² + 3²
36= b² + 9

b² + 9 = 36
b² = 36 - 9
b² =  27
b = √27            27| 3
                          9| 3
                          3| 3
                            1  
√27 = 3.3.3.  =   √3².3¹   = 3√3

A) determine um valor aproximado com 2 casas decimais para a medida do outro cateto
b =  √27  = 3√3 =  5,1961  ≡ 5,20 

B) Determine um valor aproximado com duas casas decimais do cosseno do menor ângulo do triangulo

NUM TRIÂNGULO retângulo
as medidaa dos angulos:
90º, 60º e 30º

                   medida do lado adjacente ao ângulo
cosseno =  -------------------------------------------------
                           meida da hipotenusa

cosseno menor angulo
                               √3          1,732
cosseno de 30º =  ------- =    --------  =  0,8660  ≡ 0,87
                                2               2







2 4 2