O elemento presente na crosta terrestre em maior porcentagem é o oxigênio ( em torno de 40 por cento em massa) sabendo que esse elementos é composto de três isotopos: ( O(oxigênio) com massa 16,17,18).
Analise as afirmativas:

I - O número de protons de cada oxigenio é 8,9 e 10 respectivamente;
II- Os números 16,17 e 18 correspondem a massa de cada oxigenio respectivamente
III - O numero de neutrons de todos os oxigenio é igual a 8.


Quais estao corretas?
a primeira sei que não é;
a segunda é verdadeira;
a terceira estou na duvida ajudem ?

2

Respostas

2014-04-19T15:25:03-03:00
I Se eles são isótopos, eles possuem o mesmo número de prótons, no caso do Oxigênio 8. Logo será 8 para os três.
II V
III O que diferenciará cada um será o número de neutrôns no caso, respectivamente, 8,9 e 10.
A melhor resposta!
2014-04-19T15:40:35-03:00
A=Z+N  (N= nêutrons; A=massa; Z=prótons)
Para o O com Z=8:
N=16-8=8
Para O com Z=9:
N=17-9=8
Para O com Z=10:
N=18-10=8

Portanto todos possuem a mesma quantidade de nêutrons.
1 5 1