Respostas

2014-04-19T17:19:03-03:00
Primeiro transforma 25º em Kelvin: 25 = Tk - 273
Depois encontra o número de mols: n = m/M (m = massa e M = massa molar)
E finalmente usa a fórmula:
P x V = n x R x T (onde R é a constante universal dos gases, igual a 0,082)
a massa seria 2,2 kg? e a massa molar seria quem ?
A melhor resposta!
2014-04-19T18:30:40-03:00
Vou fazer tudo pq pegar fragmentado fica ruim, vamos escrever a equação química e balancear, se for preciso.

CaCO3 ---> CaO + CO2 --- ( já está balanceada )

A) Essa é muito fácil, se você transformar os 5Kg em mols de CaCO3.
Vamos descobrir então:
N1= número de mols
M= massa da substância em gramas
MM= massa molar da substância

Temos a massa molar o CaCO3 = 100 g/mol
Temos que 5Kg é 5000 g, basta substituir na fórmula:
N1= M / MM
N1= 5000 / 100
N1= 50 --> número de mols de CaCO3
Agora vamos descobrir quantos mols de CaO são produzidos a partir de 50 mols de CaCO3.
Temos que um mol de CaCO3 produz 56 g de CaO, 50 mols de CaCO3 produz x g de CaO. Portanto a regra de 3:
1 - 56
50 - x

X = 50 . 56
X = 2800 g ou 2,8 Kg de CaO são produzidos.

B)Aqui ele deu o volume molar do gás nessa temperatura e pressão, portando não é necessário a equação de Clayperon, basta montar a regra de 3.
1 mol de CaCO3 produz 25L de CO2 por mol, 50
Mols de CaCO3 produz x L de CO2 por mol:

1 - 25
50 - x

X= 50 . 25
X= 1250 L de CO2 são produzidos .

Vou fazer pela equação de Clayperon, para você ver que da no mesmo, pois ele já deu volume
Molar, nesse caso a regra de 3 deve ser feira em mols.
1 mol de CaCO3 produz 1 mol de CO2, 50 mols de CaCO3 produz x mols de CO2:

1 - 1
50 - x

X= 50 mols de CO2

Equação de Clayperon:
P= pressão
V = volume
R = 0,082 ( constante dos gases quando a pressão está em atm )
T = temperatura
N = número de mols ( 50 mols de CO2)
Lembrando que a temperatura deve ser convertida de °C para Kelvin.
K= °C + 273
K= 25 + 273
K = 298
Agora vamos substituir os valores na fórmula
-----------------------------------
P . V = n . R . T
1 . V = 50 . 0,082 . 298
V = 50 . 0,082 . 298 / 1
V = 50 . 25
V = 1250 L

Fiz dos dois modos,
Espero ter ajudado .
Bom feriado e bons estudos !
2 5 2
lembrando que a água tem 2 hidrogênios e 1 oxigênio
essa parte eu entendo, mas a massa não é igual a massa molar ?
um mol oxigênio "pesa" 16 g, e 1 mol de H "pesa" 1 g, basta somar 16 g de O + 2g de H ( lembrando que são dois hidrogênios 1 . 2 = 2) resultando assim 18 g/mol
sim. exato. faz seguinte pega seu livro de química e da uma lida. pq essa parte é confusa mesmo..
confunde mesmo, por isso sempre achei que N=m/M dava 1 por ser iguais a massa com massa molar