A distancia entre duas cidades é de 48 km. Um carro percorre a primeira metade do percurso com a velocidade escalar media de 60 km/h, e a segunda metade com a velocidade escalar media de 80 km/h. Qual a velocidade media ao longo de todo o percurso é aproximadamente?
a)68 km/h
b)69 km/h
c)70 km/h
d)71 km/h
e)72 km/h

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-19T17:50:42-03:00
Vm = (V + Vo) /2
Vm = (80 + 60) /2
Vm = 140 / 2
Vm = 70 km/h

Alternativa c)

1 5 1
2014-04-19T18:36:45-03:00
Dados:
ΔS = 48km ⇒ ΔS₁ = 24 e ΔS₂ = 24
Vm₁ = 60km/h (veloc. na primeira metade do percurso)
Vm₂ = 80km/h (veloc. na segunda metade do percurso)

Sabemos que: Vm = ΔS/Δt ⇒ Δt = ΔS/Vm

Encontrando os tempos de cada metade do percurso:

Δt₁ = ΔS₁/Vm₁ ⇒ Δt₁ = 24/60 = 0,4h
Δt₂ = ΔS₂/Vm₂ ⇒ Δt₂ = 24/80 = 0,3h

Agora podemos calcular a velocidade média total do percurso, dada pela formula:

Vm(total) = ΔS/ Δt₁ + Δt₂

Vm(total) = 48/(0,4 + 0,3) ⇒ Vm(total) = 48/0,7 ≈ 68,57

Arredondando temos aproximadamente 69. (b)
 
1 5 1