Uma bala é disparada com velocidade de 408 m/s contra um alvo. O ruído que causa ao atingir o alvo é ouvido pelo atirador 2.2s após o disparo.

Supondo que a velocidade da bala é constante e que a velocidade do som no ar é 340 m/s, determine a distância entre o alvo e o atirador.

2
Se alguém souber resolver sem ser por sistema por favor poste aqui! valeu!

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-04-19T19:03:58-03:00
Vamos supor 2 tempos, o t1 que é o tempo que a bala leva pra atingir o alvo, e o t2 que é o tempo que a onda sonora leva pra chegar ao ouvido do atirador:
sabemos que:  t1+t2=2,2s
e que existe uma distancia m entre o alvo e o atirador;
t1=2,2-t2
colocando m em funçao de t2:
V=M/T
408=m/2,2-t2
408(2,2-t2)=m
resolvendo:
340=m/t2
340=408(2,2-t2)/t2
340t2=408(2,2-t2)
t2=1,2(2,2-t2)
t2=2,64-1,2t2
2,2t2=2,64
t2=1,2 segundos
substituindo na equaçao de m:
408(2,2-1,2)=m
408*1=m
m=408 metros




1 5 1
2014-04-19T20:52:18-03:00
1s ------------340m
2,2s ----------x

X= 340 x 2,2
X= 748 m de distancia

Se em um segundo a o som percorre 340 m em 2,2 ele percorre 748 metros a velocidade da bala nao entra no calculo porque nao interfere no resultado pedido que e a distancia do alvo, que tem por base o som de resposta do impacto da bala no alvo!
Eu fiz outra linha de raciocínio

t1 + t2 = 2,2s
408 = x/t1
340 = x/t2

408t1 = 340t2
408.(2,2 - t2) = 340t2
897,6 - 408t2 = 340t2
t2 = 897,6/748

t2 = 1,2 s

Substituindo na segunda equação (na primeira tbm poderia, mas teria que ser 1,0 que é o t1)
340.t2 = x
x = 408m

Mal ae a demora, tive que ligar o pc que no cel não dava pra colocar a resolução linha por linha.

Abss
saquei, ^^
Eu nao entendi porque t2 se o enunciado pede a distancia entre o alvo e o atirador, e a resposta 408 e o mesmo valor da velocidade da bala em um segundo, como pode se fosse assim teria legado apenas 1s para o atirador ouvir o som! Eu acho que o resultado é 2,2 x408 e nao 408, oque vocês acham? O que esta em questão nao a ida e volta do som e sim apenas o som resultante do impacto por isto o tempo e apenas um, levando em conta v= d/t! Comentem se estiver errado!
Desculpe eu errei aqui ó, 2,2 x 340!
Camilo se vc quiser que eu te explique, abre uma pergunta e eu coloco a resolução, aqui na resposta não tem como.. abs