Respostas

2014-04-19T20:13:43-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

Sua pergunta é bastante complexa.

Até o início do iluminismo, a maior parte da Europa era absolutista. Nesse modelo de governo, os reis podiam condenar à morte, utilizar o dinheiro público sem dar satisfações a ninguém, construir palácios enormes sem razão maior que a própria vaidade.

Nesse sentido, por exemplo, a família real francesa de Luís XVI e os principais nobres viviam em uma cidade distante, o palácio de Versalhes, gastando o dinheiro da população com festas e outras diversões, mesmo quando o povo passava grandes dificuldades ( algo semelhante aos políticos em Brasilia atualmente). Para você ter uma ideia, a rainha fazia desfiles de cabelos em formas de embarcações e comprava jóias caríssimas.

Para piorar essa situação, o rei francês, o Luís XVI resolveu enviar o pouco dinheiro que ainda havia para ajudar as Trezes colônias a se tornarem independentes da Inglaterra, bem como mandando tropas também. Ele almejava, com isso, ajudar na independência daquelas colônias e, assim, enfraquecer a Inglaterra.

Ou seja, gastar ainda mais o dinheiro público para ajudar outro país enquanto a fome era um terrível problema para a população foi a gota d'água para a população, sendo um dos motivos que pioraram os problemas econômicos franceses, levaram à insatisfação popular que resultou na Revolução francesa.

Nesse sentido, a democratização na Europa só foi possível após muito sangue derramado e muitas lutas, especialmente das camadas mais pobres e excluídas da população europeia, marcada por eventos como a Revolução Francesa e a destruição causada pela primeira e segunda guerras mundiais.

Imagine, por exemplo, que Alan Turing, já no início de 1950 foi condenado à castração química ou ir preso só pelo fato de ser homossexual. Isso na Inglaterra.

Dessa maneira, podemos considerar que a democracia tal como a concebemos, dentro de uma perspectiva de um estado democrático de direito e de direitos humanos é uma construção que se consolida na Suíça, dentre outros. Entretanto, muitos países europeus só conheceram a democracia recentemente. Mesmo Portugal ficou muitos anos sobre a ditadura de Salazar, enquanto a Espanha era governada pelo ditador Franco.

Há, ainda, o caso de países europeus que eram socialistas, como a Polônia, nas quais não havia democracia.

Ainda hoje é bastante questionável o tipo de democracia que há na Rússia, por exemplo

Desse modo, podemos concluir que a democracia na Europa é consequência da luta popular por melhores condições de vida e a acesso a poder decidir acerca do próprio futuro, fugindo dos perigos dos tiranos e ditadores que influenciaram atrocidades como as praticadas por Hitler e Stalin.

Bons estudos!
3 4 3
O problema é que não podemos atribuir a democratização europeia a uma única causa ou evento, mas a um conjunto de acontecimentos, reflexões, e desenvolvimentos que ocorreram nas sociedades dos diversos países europeus.
obrigada ajudou bastante agora! :)
Por nada. Boa aprendizagem!
mas entao é no livor que eu li estava açando que ademocratização da europa era que as mulheres se revoltaram para poder votar isso é verdade... (pergunta )
Faça a pergunta através do sistema que o pessoal responde. ;-D