Respostas

2013-06-07T14:58:55-03:00

GLONASS Sistema de Navegação Global por Satélite) é o sistema de navegação por satélite russo, equivalente ao NAVSTAR GPS norte-americano de navegação por satélite e já está disponível para uso nos aparelhos mais modernos.

Desenvolvimento de GLONASS começou na União Soviética em 1976. Começando em 12 de Outubro de 1982, muitos foguetes foram lançados, adicionando satélites ao sistema até que a "constelação" foi concluída em 1995. Na década de 2000, sob a presidência deVladimir Putin, a restauração do sistema foi feita com grande prioridade do Governo e o financiamento foi aumentado substancialmente. GLONASS é, atualmente, o programa mais caro da Agência Espacial Federal Russa, consumindo um terço do seu orçamento em 2010.

A "constelação" do GLONASS, hoje composta por 24 satélites, está espalhada equidistantemente em três níveis orbitais com oito satélites em cada. Em dezembro de 2007 foram lançados 14 satélites de segunda geração para compor o sistema. Sua cobertura global foi completada apenas em outubro de 2011, com a restauração do sistema. O GLONASS tornou-se um sistema alternativo aoGPS americano e ao Galileo europeu - o governo dos EUA, às vezes, desativa o acesso ao GPS para o uso civil, como aconteceu nas operações militares no Iraque.

Atualmente

O projeto dos satélites GLONASS sofreu diversos melhoramentos, com a última versão sendo GLONASS-K. Sua vantagem, em comparação aos outros, é de ser gratuito na resolução máxima, em decímetros. Hoje em dia, os EUA não oferecem isso com o seu GPS, e com o Galileo, europeu, há previsão de cobrança de uma tarifa de precisão após seu início de operação, previsto para 2013.

A Rússia ofereceu cooperação com empresas brasileiras para o uso em seus equipamentos.

1 3 1