Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-06-07T15:01:58-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Musgo são classificados como briófitas. Briófitas em geral possuem estruturas especializadas na produção da gemetas, chamados gametângios. O gametângio masculino é chamado de anterídeo e produz anterozoides por mitose. O gametângio feminino é o arquegônio, e produz oosfera por mitose também.

 

Quando chove, os pingos de chuva caem no musgo masculino, rompendo o anterídio para dispersão dos anterozóides. Através da água e do vento, os anterozoides caem no arquegônio, sendo a função de um único anterozoide fecundar a oosfera. Fecundado, forma-se um zigoto,que a partir de várias divisões forma o embrião, e mais tarde, o esporófito.

 

O esporófito cresce, necessitando da planta, pois não realiza fotossíntese. Dentro dele, é produzido esporos por meiose. Assim que a cápsula seca, a caliptra se rompe, liberando os esporos no meio, que são dispersados pelo vento.

 

Os esporos germinam, e nasce um gametófito. É neste fase que é definido se a planta produzirá gametas masculinos ou gametas femininos. A partir daí, recomeça todo ciclo.

13 4 13