Respostas

2013-06-08T11:25:22-03:00

As primeiras  algas surgiram de protistas e originaram as atuais algas vermelhas, pardas e verde. é bem provavél que as primeiras plantas terrestres tenhão surgido das algas verdes . algumas como as brófitas (brío=musgo  fito=planta), são pequenas e não necessitam de vasos para o transporte de água( o processo é feito por difusão, sais água e subistâncias organicas são transportado de celula a celula).por esse motivo elas são  avasculares.

As bríofitas são representadas principalmente pelos musgoselas são de pequeno porte em geral suas dimenções passam de 2cm, consequência  da falta de estrutura de sustentação e de um sistema vascular de condução de seiva.podemos encontralas em solos úmidos,troncos de árvores  e em águas doces.

No grupo das piteridófitas (piterido=feto;samambaia,avenca etc.) estão as primeiras plantas vascularas, mas elas não possuem flor nem sementes. Desse grupo surgiram as primeiras plantas com sementes, as espermatófitas ou espermáfitas (esperma=semente).

Diferente das algas e dos musgos,as piteridófitas são vasculares. Seus vasos condutores de seivas são formados por células modificadas que transportam agua das raizes para as folhas e matéria organica para o resto de todo o seu corpo.Consequência, são plantas bem maiores que as bríofitas.

as piteridófitas se dividem em  dois grupos, as gimnispermas (gimno=nu, ou seja as sementes estão descobertas ou expostas ) elas n possuem frutos e são representadas pelos pinheiros. as gimnospermas também se divide em coniferophyta (coníferas), cycadophyta (cicadófitas ou cicadáceas).

As angiospermas (angio=recipiente,vasos ou seja as sementes se desenvove nesses recipientes), com flores frutos, e são representadas pelas plantas maiores.

 

6 4 6