A descoberta e a utilização de uma vacina para uma determinada doença é um grande avanço para a saúde pública. Porém, além das vacinas existe também o soro como forma de imunizar a população. Qual a diferença entre vacina e soro e qual é o mais indicado para uma situação na qual o antígeno já está no organismo ?

2

Respostas

2014-04-20T14:59:59-03:00
[e por que a vacina ajuda a produzir anticorpos a longo prazo para imunização do organismo, e o soro ja contem anticorpos prontos para combater o antígeno.
3 2 3
A melhor resposta!
2014-04-20T15:01:22-03:00
Na vacina, são empregados patógenos ou partes atenuadas dele, no sentido de induzir o organismo a produzir anticorpos, e esse processo ocorre lentamente no nosso organismo. Já o soro contém anticorpos já produzidos previamente e se constitui numa maneira rápida de sanar um problema, como é o caso dos soros antiofídicos que são produzidos em cavalos. Então naqueles casos em que precisamos dar uma resposta rápida, contra um antígeno ou a uma toxina, o soro é a única solução.
3 4 3